sábado, 1 de maio de 2010

Tutorial - Menu e ferramentas

Farei agora a apresentação do programa em si, as ferramentas e menus básicos. Vale frizar que esse tutorial se baiseia nas versões do paint anteriores à do Windows Seven...

Ferramentas


Seleção livre – Permite você selecionar livremente uma parte do arquivo. Para utilizá-lo basta clicar e segurar o botão esquerdo do mouse. A seleção pode ser transparente ou sólida (mais adiante a diferença entre sólida e transparente será explicada).

Seleção retangular – Possui a mesma função que a seleção livre, mas nessa função você só pode fazer uma seleção retangular. Sua seleção pode ser transparente ou sólida.

Borracha – É utilizada para apagar ou transformar a cor primária na secundária (a diferença será explicada mais adiante).

Lata de tinta – Serve para preencher um determinado espaço delimitado com a cor selecionada.

Selecionador de cores – Útil para repetir uma determinada cor de um desenho. Para escolher uma certa cor como primária, selecione esta ferramenta e clique na cor desejada com o botão esquerdo. Já para escolher como cor secundária faça o mesmo procedimento anterior, mas clique com o botão direito ao invés do esquerdo.

Lupa – Utilizada para aproximar ou distanciar uma imagem. Será útil para acertos de detalhes no desenho.

Lápis – Desenha livremente, sem nenhum tipo de assistência. Clique com o esquerdo e arraste para fazer o risco com a cor primária e para a cor secundária faça o mesmo procedimento, mas segurando o botão direito desta vez. Caso você erre e deseje desfazer, continue segurando o botão esquerdo e clique o direito, o mesmo serve para o caso contrário (segurando o direito e clicando o esquerdo). Nota: não solte o outro botão durante este procedimento, pois assim o truque não funcionará.

Pincel – Possui mesmas funções e comandos do lápis. A sua diferença é que ela permite uma seleção de formas distintas no seu menu secundário (veremos mais adiante explicações sobre ele).

Spray – Pinta com pixels espalhados aleatoriamente. Clique com o esquerdo para utilizar a cor primária e com o direito para pintar com a cor secundária. Possui um menu secundário para o tamanho do raio de atuação da ferramenta.

Texto – Permite que você insira uma determinada caixa de texto em seu desenho. Com isso deve aparecer um pequeno menu contendo fontes, tamanho da fonte, etc. Possui um menu secundário que te permite escolher entre seleção transparente ou sólida.

Linha – Com assistência do computador permite que você construa retas. Clique (com o direito ou esquerdo, naquele mesmo esquema de cor primária ou secundária) e segure até a reta ficar a sua preferência. Seu menu secundário permite escolher a grossura da reta.

Curva – Mesmo esquema da linha, mas permite você fazer curvas. O primeiro clique você faz uma reta, no segundo clique você edita essa reta e transforma numa curva, já no terceiro clique você tem a opção de editar mais uma vez a curva, podendo transformá-la em uma espécie de “S”. O menu secundário dele tem as mesmas funções da ferramenta de linha.

Retângulo – Cria retângulos e quadrados. Seu menu secundário será explicado futuramente junto com os de elipse, polígono e retângulo arredondado.

Polígono – É um esquema bem parecido com o da ferramenta linha, só que com ela você vai clicando e a reta surge da reta anteriormente desenhada. Para fechar o polígono clique duas vezes rapidamente.

Elipse – Essa ferramenta faz com que você crie elipses e círculos básicos.

Retângulo arredondado – Mesmo sistema da ferramenta retângulo, só que esta apresenta as bordas arredondadas.

Menus secundários

Quando selecionamos algumas ferramentas, podemos perceber que aparecem certas opções. Agora irei dizer o que cada opção dessas faz.


A imagem acima apresenta imagens desses menus secundários, neste caso elas aparecem nas ferramentas borracha, linha, curva, pincel e spray. Elas alteram o formato ou engrossam as linhas.


Já nessa figura acima vemos a opção de seleção. Na primeira opção você seleciona a “seleção sólida” que deixará rastros ao selecionar uma imagem, ao contrário da “seleção transparente”, que não deixará esses rastros.


Nesta outra acima é a ferramenta de bordas e preenchimento. Vemos ela nas ferramentas retângulo, retângulo arredondado, elipse e polígono. Na primeira opção você faz só o contorno com a cor primária selecionada, na segunda você faz o contorno com a cor primária e o preenchimento com a cor secundária, no terceiro só se faz o preenchimento com a cor secundária.

Além destes três menus secundários, ainda existe o da ferramenta Lupa, mas acho que não há necessidade de explicá-lo, pois o que ele faz já está subentendido.

Caixa de cores – É nela que você selecionará as cores primária e secundária. Além disso, você pode personalizar as cores que estão nessa barra abaixo.


A cor primária seria no caso a cor preta no exemplo acima e a branca seria a secundária. Clique com o esquerdo numa cor qualquer para escolhê-la como cor primária e com o direito em outra qualquer para escolhê-la como secundária. No inicio isso pode parecer bem básico e inútil, mas futuramente você verá que, com diferentes combinações de ferramentas, esse esquema de cor primária e secundária poderá ser uma grande ajuda, tais como mudança da cor da lataria de um carro, de um céu de um cenário e muitas outras.


Nela você pode abrir o editor de cores (imagem acima). Para abrir o editor basta clicar rapidamente duas vezes. Nele você poderá mexer no esquema de cores, tais como saturação, matiz, luminosidade e tons de RGB (Vermelho, verde e azul).

Depois será o post dos atalhos, depois dos atalhos finalmente começaremos com os truques! =D

Um comentário:

Sinta-se à vontade para elogios ou críticas (: