terça-feira, 28 de junho de 2011

Clássicos de Infância: Jaguar XJ220

Jaguar XJ220

Jaguar XJ220, grande ícone de velocidade na sua época e, curiosamente, foi um grande desastre de vendas. Mas eu não vim aqui para fazer críticas sobre o carro, mas sim expressar minha admiração por ele que, assim como a grande maioria dos superesportivos da década de 90, marcou a minha infância (nos games, é claro. hehe).

O XJ220 foi apresentado em 1988, com motor V12 e portas que abriam no estilo tesoura (para cima, como em alguns Lamborghinis), artifícios que saíram na sua versão de produção. O 220 no seu nome era referência a 220mp/h (aproximadamente 350km/h), velocidade que a marca prometia que o carro alcançaria. Infelizmente a versão comercial não atingiu isso, mas chegou bem perto, marcando 217mp/h impulsionado pelo seu motor v6 3,5l biturbo, uma marca de causar inveja até em modelos atuais.

Marcas interessantes dele são o teto panorâmico e alguns mostradores que ficavam montados na porta e, é claro, seu recorde mundial de velocidade que ficou estabelecido na época, sendo desbancado apenas pela McLaren F1, que viria alguns anos depois. O que "matou" maior sucesso do carro foi o desentendimento entre a Jaguar e seus compradores, mas isso aí é outra história que, nem eu mesmo sei explicar direito... rs

9 comentários:

  1. Lindão o Jag, sou fan de carros ingleses, principalmente dessa marca

    ResponderExcluir
  2. Tinha uma matéria da Quatro Rodas (se não me engano de 1998) que apontou diversos defeitos no XJ220, desde então procurei outros esportivos para gostar, rs. Mas ainda gosto muito do estilo desse Jaguar, nos faz sentir nos anos 1990.

    ResponderExcluir
  3. Sei que houve desentendimento entre compradores e a marca. Defeitos ainda não sei dele, só sabia dos freios, que consideravam meio ruins para o carro. Vou procurar ler essa matétia sobre esses defeitos.

    Obrigado pelas dicas, abs!

    ResponderExcluir
  4. Victor, se não me engano a McLaren F1 veio em 98 também, mas não tenho certeza. TB adimiro muito esse carro, joguei em um Playstation 1, o NFS Hot Pursuit 1, mas acho que também tem no Hot Pursuit 2, eu tenho o 2 , mas falta bastante carro para desbloquear e não sei se tem realmente... mas o desenho, ficou muito legal. A e Victor, tem um errinho meu no blog hehe, no seu desenho "Anos dourados", Mariana era eu, que sem querer, estava logado no orkut da minha irmã, ela estava no computador e esqueceu de sair do orkut, e eu, meio destraido nem percebi hehe

    ResponderExcluir
  5. A F1 veio em 95, se não me falhe a memória... McLaren F1 tem no Hot Pursuit 2 sim, já joguei com ela. Tem as duas versões, a F1 e F1 LM. Sobre o post da Mariana, sem problemas!

    ResponderExcluir
  6. o XJ220 só lembro dele no NFS II e no Gran Turismo 4. Devem ter mais jogos com ele, mas os que joguei foram apenas esses.

    ResponderExcluir
  7. eu tenho o hot pursuit 2, mas prefiro ficar desenhando no computador como você hehe

    ResponderExcluir
  8. a Victor, posso pedir parceria com seu blog?o endereço do meu:
    mateusdesigns.blogspot.com e tem a ver com paint também

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para elogios ou críticas (: