terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tutorial: Rodas Inclinadas

A lição deste post será sobre como fazer rodas inclinadas, de uma maneira simplificada. O paint atualmente é limitado porque ele não possui a opção de rotacionar (girar) uma elipse, nos deixando apenas com a opção de fazê-la "reta". o que pode não ficar bom em desenhos que o carro (ou qualquer outro desenho que utilize elipses inclinadas) destoa da perspectiva (espécie de ângulo de visão que o desenhista está vendo) das rodas, por exemplo. Para fazer essas elipses não terá outro jeito, vai ter que ser "no braço", de um jeito um pouco mais trabalhoso, mas que manterá um resultado bom.


As rodas inclinadas podem ser feitas direto pela ferramenta de curvas, mas isso talvez cause pequenas irregularidades, então para ficar numa melhor proporção o melhor a se fazer é usar uma pequena base em forma de cruz, para orientar melhor o desenhista. Faça uma cruz inclinada com a ferramenta de retas, do tamanho e largura que você queira para o desenho. Agora utilize a ferramenta de curvas e vá ligando uma ponta a outra da cruz, até formar uma elipse. (Processos mostrados na imagem acima)


Com a elipse (que servirá como pneu) já pronta, falta agora desenhar a roda de aço/liga. Para isso é só repitir o processo anterior, só que desta vez fazendo uma elipse menor dentro da maior, ainda utilizando o esquema da cruz. Terminando a elipse menor apague a base (a cruz, no caso) e caso tenha ficado alguma parte pontuda no desenho, conserte via borracha e lápis. Para melhor visualização tente dar uma prolongada na lateral da roda, tentando dar uma forma 3D ao desenho.


Depois de terminado, é só detalhar o desenho, inserindo algumas formas e cores. Costumo utilizar bastante essa técnica para fazer os desenhos encontrados aqui no blog, principalmente os de estilo cartoon.

Um bom aprendizado à todos,

Victor Braga e Bravo

Um comentário:

  1. Vlw cara, isso vai me ajudar a melhorar a roda traseira do meu Opala 1980 verde, talvez depois de pronto, e com outra paisagem eu posto lá, e vou ver se consigo desenhar os Pneus Mickey Thompson Indy Profile, são difíceis e muito detalhados.
    Abraços e vlw, vai me ajudar muito mesmo.

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para elogios ou críticas (: